O corretor de seguros é um especialista e a sua atuação vai desde a prospecção dos segurados, passa pela contratação, por eventual processo de regulação e liquidação de sinistro e vai até a renovação dos seguros que garantem a vida e o patrimônio do cidadão.

O corretor é treinado para entender a dinâmica da vida, avaliar os diferentes tipos de risco, conhecer os danos possíveis e os produtos desenhados para minimizá-los. Mas sua atuação vai muito além, cabe a ele assessorar o segurado durante toda a vigência do contrato de seguro, além de negociar com a seguradora de forma a proteger os interesses do segurado, evitando que, por desconhecimento, ele contrate algo que não é o ideal.

O negócio de seguro é extremamente específico e técnico. A apólice é um contrato complexo, sofisticado, com variáveis determinadas por detalhes incluídos em cláusulas que podem fazer toda a diferença no momento do pagamento de uma indenização. As seguradoras preferem comercializar suas apólices através de corretores de seguros porque sabem que é a melhor forma de reduzirem ao mínimo a possiblidade de problemas.