Pessoas com deficiência tem direito a isenção de impostos na compra de carro zero quilometro, no entanto, a contratação de seguro para esse tipo de compra ainda compreende muitas dúvidas em quem deseja obtê-lo. No artigo a seguir falamos um pouco sobre como essa modalidade de seguro pode ser contratada.

Como a isenção de impostos pode influenciar no seguro de carro?

É importante informar no momento da cotação do seguro a isenção do carro. Isto porque, se o cálculo for feito com o valor errado, o seguro também vai mostrar um valor incorreto.

Para os carros que são adaptados, é preciso informar esta condição, assim será possível solicitar uma proteção para o equipamento.

No caso do seguro ser contratado com informações erradas ou omitidas, as seguradoras podem recusar a pagar a indenização em caso de sinistro.

Como funciona a indenização no caso de carro com isenção?

Ao contratar um seguro de carro, é oferecida uma cobertura de 100% da tabela FIPE (preços médios de veículos no mercado nacional) em caso de perda total.

Por exemplo: caso seu carro seja roubado e não for encontrado, você será indenizado com o valor integral do seu carro.

No entanto, na compra de um veículo PCD o proprietário receberá benefícios fiscais, como, isenções de IPI e ICMS e não poderá vender o veículo no prazo de 2 anos, caso contrário é necessário o recolhimento dos impostos.
Caso o veículo tenha uma perda total a Seguradora compra o carro sinistrado e para minimizar os prejuízos e garantir que o segurado conseguirá repor o seu bem, algumas Seguradoras indenizam ao segurado 100% da tabela FIPE e a própria Seguradora arcará com o pagamento do imposto, com isso, o segurado poderá comprar um outro veículo similar ao que tinha.

A Capri Corretora de Seguros é especialista em Seguro Auto PCD, Seguro de Veículos Adaptados e de Equipamentos de Mobilidade, única associada à Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva – ABRIDEF e pode te auxiliar a escolher a opção de seguro que melhor te atenda.